Escola de qualidade

Escola de qualidade

3.º A - 2015/2016

Ana Isabel Figueiredo, Bianca Iurescu, Carolina Sofia Silva, Daniela Lourenço, Dinis Malaquias, Diogo Raimundo, Eduardo Vidal, Gabriel Santos, Leonor Dinis, Leonor Quinta, Liliana Rocha, Maria João Pinto, Mariana Moia, Matilde Sousa, Matilde Ferreira, Pedro Trombinhas, Rodrigo Tavares, Sílvio, Vasco Costa.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Tutankamon – Tesouros Do Egipto Em Exposição Em Lisboa


Estátuas gigantes dão as boas vindas ao visitante na exposição Tutankamon – Tesouros do Egipto, que chegou agora a Lisboa, depois de uma passagem pelo Porto. A mostra pretende dar a conhecer um pouco da história da descoberta do túmulo de um dos faraós egípcios e da arte deste país africano. 
Apesar de não ter sido um dos governantes mais importantes para a História nem para o seu povo, a descoberta do seu túmulo pelo arqueólogo inglês Howard Carter, em 1922, no Vale dos Reis, transformou-o numa das figuras lendárias mais importantes de todos os tempos, tal como o achado da sua morada final.
Na mostra, aberta ao público no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, desde sábado dia 21, os visitantes têm à sua espera mais de 100 réplicas das peças encontradas por Carter aquando a descoberta do Túmulo de Tutankamon, um filme documental sobre a descoberta e algumas fotografias originais (digitalizadas).
As peças, como já se disse (e convém realçar) são réplicas de objetos encontrados nas antecâmaras e câmara do túmulo do faraó, como esculturas, estatuetas, cofres, jóias, peças de mobiliário, vasos de alabastro, um trono de ouro, entre outras, mas não só. Grande parte destas encontram-se logo a seguir à sala onde é projetado o documentário, e estão expostas tal como foram encontradas e se pode ver no filme.
Depois, numa sala mais ampla, encontram-se um dos conjuntos mais importantes da mostra: os três sarcófagos onde se encontrava Tutankamon e a sua múmia.
Nas salas seguintes podem se encontrar várias outras peças, algumas delas ligadas a este rei, outras não, como por exemplo o famoso busto da rainha Nefertiti (rainha da XVIII dinastia do Antigo Egito e esposa principal do faraó Amenófis IV, conhecido como Aquenáton, cujo busto foi descoberto em no atelier do escultor Tutmés em Amarna, em 1912 e encontra-se em exposição no Neues Museum, em Berlim). E ainda a famosa máscara funerária em ouro de Tutankamon, cujo original se pode ver no Museu do Cairo; Anks, estatuetas de Bastet, entre outras peças.
A mostra, apesar de não ter um cariz científico, é uma boa primeira abordagem a quem nunca viu ou conhece a História deste período do Egipto, os seus hábitos, escrita e arte.
A exposição pode ser vista até dia 1 de maio, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e sábados, domingos e feriados das 10h00 às 20h00. As entradas custam 11 euros para os adultos e 8 euros para crianças dos 3 aos 11 anos (inclusive); e o bilhete família (2 adultos + 3 crianças até ao 11 anos, inclusive) 30 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário